Biblioteca

A biblioteca tem como finalidade de reunir, organizar, administrar e disseminar informações para oferecer suporte a alunos, professores e funcionários na realização de suas atividades pedagógicas e acadêmicas. Ela vai te preparar para interagir na sociedade, contribuindo para o seu desenvolvimento intelectual e pessoal através do incentivo à leitura, estudos e pesquisas.

Regulamento

O presente regulamento visa disciplinar e normalizar o serviço de atendimento das bibliotecas do Grupo Educacional Flamingo, Biblioteca Profº. José Baptista Pinto (unidade Barra Funda) e Biblioteca Profª. Ruth Pire do Rio (unidade Lapa).

A Biblioteca adota o sistema de livre acesso. Pertences pessoais devem ser guardados nos porta-volume enquanto da permanência na Biblioteca, que não se responsabiliza pelo seu extravio.

São usuários das Bibliotecas do Grupo Educacional Flamingo: docentes, alunos das séries iniciais, fundamental, médio, graduação, pós, técnico e funcionários, com direito à consulta e empréstimo domiciliar.

As bibliografias são pertinentes aos cursos oferecidos. Obras de referência - dicionários e enciclopédias -, periódicos e vídeos são destinados exclusivamente à consulta local.

O acervo é atualizado e ampliado semestralmente de acordo com o plano de ensino de cada curso.

Toda bibliografia (básica e complementar) utilizada na prática docente encontra-se disponível para empréstimo segundo o regulamento interno na Biblioteca.

Horário de Atendimento

  • Usuários do período matutino: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
  • Usuários do período noturno: de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h30.
  • Demais usuários: segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30 e sábado, das 8h às 12h.
  • Os empréstimos e devoluções deverão ser feitos entre 08h e 22h.

Atendimento

Gestora da Biblioteca / Bibliotecária Responsável
Mariana Gabriele da Paixão Soglia CRB-8/8619

Empréstimo

O prazo máximo de empréstimo é de 7 dias para livros de estudo, periódicos científicos e técnicos; e 15 dias para livros de literatura e leitura.

O empréstimo do material bibliográfico poderá ser estendido, desde que não tenha pedido de reserva, ou seja, emprestado pelo mesmo usuário por mais de 3 vezes consecutivas.

Os livros não devolvidos até a data prevista para os usuários do ensino médio, graduação, pós e técnico, estarão sujeitos a multa de R$1,00 (um real) por dia corrido de atraso e obra retirada, ficando o leitor impedido de retirar novos livros por 2 (dois) dias para cada dia de atraso.

Livros paradidáticos e material para ser xerografado podem ser emprestados, mas a devolução em dia posterior ao da retirada do material implicará em suspensão por 15 (quinze) dias, além da multa por dia de atraso.

Para os usuários das séries iniciais e fundamental, não há cobrança de multa em caso de atraso, ficando o aluno suspenso pelo número de dias que atrasou o livro.

O usuário assume a responsabilidade pela obra retirada quanto à sua conservação, manutenção e devolução. Em caso de extravio ou dano, o aluno indenizará a Biblioteca mediante substituição por outro livro que seja do mesmo título ou pagamento referente ao valor da obra retirada.

Os alunos podem permanecer na Biblioteca durante o período de pesquisa e de estudo, devendo respeitar as normas de atitudes que constam no regulamento do Colégio, da Faculdade e da Biblioteca

Comportamento do Usuário

É expressamente proibido:

  • Fumar em qualquer lugar da Biblioteca (Decreto nº 20 de 01/11/1996);
  • Consumir alimentos e bebidas nas dependências da Biblioteca;
  • Retirar livro no nome de outro leitor;
  • Sublinhar o texto ou deixar clipes nos livros;
  • Entrar na Biblioteca com aparelhos sonoros (Lei nº 12.511 de 05/ 11/ 1997);
  • Usar celulares ou pagers nas dependências da Biblioteca.

Organização e Serviços Oferecidos pela Biblioteca

Seção de referência: Onde é dada orientação ao usuário quanto às suas dúvidas de pesquisa.

Seção de processamento técnico: Onde os materiais bibliográficos são catalogados, indexados e classificados pelos bibliotecários.

Seção de circulação: Onde há o balcão de atendimento em que são realizados os empréstimos, devoluções e reservas de livros, além de outros serviços.

Acervo: Onde ficam as estantes com livros, periódicos, teses/dissertações etc. A parte da biblioteca que guarda periódicos de divulgação e/ou científicos é chamada de hemeroteca.

Sala de leitura: Onde se localizam as mesas para estudo individual e/ou em grupo.

Preservação do Acervo

Visando a preservação do acervo, apresentamos alguns procedimentos para o bom uso do material disponível na Biblioteca: Manuseio dos livros

Não dobre, rasgue ou aplique clipes às páginas. Estes últimos marcam as páginas e, quando são de ferro, deixam traços de ferrugem.

Não se deve sublinhar, riscar ou fazer anotações: se todos os alunos resolvessem fichar os livros das bibliotecas, não seria possível mais lê-los.

Organização

1) Catalogação

A catalogação indica o autor, título, edição, local de publicação, editora e ano, além de outros dados da obra. Para a catalogação da obra são adotadas as regras do código de catalogação Anglo-Americano (AACR2), segunda edição revisada (2002). Como produto da catalogação, surge a ficha catalográfica.

2) Indexação

O objetivo principal da indexação é atribuir assuntos às publicações. Para isso, são utilizados três tipos principais de vocabulários controlados: esquemas de classificação bibliográfica, listas de cabeçalhos de assuntos e tesauros.

3)Classificação

Aplicada aos livros, a classificação tem como principal objetivo arrumá-los da melhor maneira para o uso. A Biblioteca utiliza o método Classificação Decimal de Dewey - CDD.

Biblioteca Virtual

Considerando as atuais políticas educacionais, IES no Brasil e no Mundo estão cada vez mais buscando estas novas tecnologias, sendo a Biblioteca virtual e digital recursos muito bem conceituados pelo MEC.

Dentre as muitas vantagens de uma Biblioteca virtual está a possibilidade do acesso remoto, a utilização do mesmo documento por vários usuários simultaneamente e a utilização de materiais dos quais a Biblioteca local não necessite de ser proprietária.

Acervo Online

Para acessar o acervo online, clique no seguinte link: Sistema WISIS

Pesquisa simplificada: O usuário tem a opção de relacionar o tipo de material - livros, periódicos, monografias, etc; digitar, em "pesquisa em todos os campos", assunto, autor e título específicos à sua área de interesse.

Pesquisa detalhada: Nesta opção, o usuário encontrará campos definidos para digitar as diferentes características das obras que está procurando, delimitando e especificando sua busca.

A qualquer momento, durante a sua busca, o usuário poderá acessar o botão "Ajuda" receber orientações das possibilidades de preenchimento dos campos de busca.

Após processar a pesquisa, selecione as obras de seu interesse, imprimindo as instruções ou copiando o número de classificação e do autor (abaixo do tipo de material), o nome do autor e o título da publicação, e solicite-as à Bibliotecária.

;